24/02/2018

Pensamento positivo não funciona

Vera Calvet Vera Calvet
"O que acontece é que ninguém consegue manter a mente forçando um pensamento positivo por muito tempo, se antes disso, os arquivos mentais negativos não forem transformados."

Se conhece o meu trabalho, deve estar estranhando bastante essa minha afirmação! Me acompanhe e depois tire suas conclusões!

Você já deve ter observado o quanto que pensar negativamente pode ser muito ruim de diversas formas! E que as pessoas que pensam mais positivamente parecem conseguir seus objetivos e viverem mais felizes. Você já deve ter tentado, de verdade, se manter pensando positivamente a respeito de algo, e algumas vezes parece ter funcionado e outras não!

Procure lembrar, quando sentiu dificuldade, por quanto tempo conseguiu manter o pensamento positivo sem voltar para os velhos padrões negativos! Foi difícil manter o pensamento positivo o tempo todo?

E, cada vez que tentou positivar seu pensamento e voltou a pensar negativamente, você se culpou, achando ser a única pessoa que não consegue seguir pensando sempre positivamente? Ou então, largou isso tudo de lado como sendo uma grande bobagem?

Não há nada errado com você e nem com o conceito do pensamento positivo dar certo!

O que acontece é que ninguém consegue manter a mente forçando um pensamento positivo por muito tempo, se antes disso, os arquivos mentais negativos não forem transformados. Ou seja, se há pensamentos negativos que ainda não saíram de sua mente consciente ou inconsciente, não haverá espaço para os novos pensamentos positivos se manterem.

Pense nisso, como se nosso cérebro fosse formado por milhões de pastas, como no seu computador. Cada uma dessas pastas guarda alguns arquivos que foram colocados ali, por você mesmo, seja conscientemente ou inconscientemente. São nossas informações e crenças, sejam positivas ou não. Se não houver mais espaço em uma dessas pastas, você terá que apagar alguns arquivos para que caibam novos, não é mesmo? É mais ou menos isso o que acontece quando tentamos enfiar, a todo o custo, um novo pensamento quando nossas pastas já estão lotadas. Não cabe! O material novo não pode ser salvo! E se não foi salvo, não estará disponível quando precisar da informação. Daí, a informação, o pensamento que chegará sempre até sua mente será o antigo. Como podemos apagar essas pastas e abrir espaço no HD mental?

Trabalho com a psicoterapia e a meditação para ajudar as pessoas acessarem essas pastas. Através das ondas alfa cerebrais, que são as frequências de relaxamento profundo, podemos acessar, compreender e transformar esses arquivos. Mas, nem isso funciona se não estivermos dispostos a encontrar as mentiras que contamos para nós mesmos ou quando temos medo de mudar! Descobrir nosso verdadeiro eu, desfazer personagens que criamos para sermos aceitos, assumir nossa verdade e sentimentos, pode ser aterrador para alguns! Mudar pode parecer não reconhecer mais o velho eu! Mas, se reconhecemos um eu falso, que interpreta a vida e não a vive de verdade, mudar é tudo o que precisamos! Viver seu verdadeiro eu não sobrecarrega o HD mental! Ao contrário, abre espaço para observações positivas o tempo todo, sem esforço!

Ao trabalhar com pensamentos positivos e sentir que não está fluindo tão facilmente, use isso como um sinal de que você precisa ir mais fundo em seu trabalho de autoconhecimento! Precisa buscar sua verdade interior!

E não desanime, porque pensamento positivo funciona sim! Desde que parta de seu EU verdadeiro! Use cada dificuldade como um mestre que aponta o caminho certo! Vá em frente rumo a descoberta de si! Caso contrário, forçar um pensamento positivo em cima de uma base negativa não vai funcionar de jeito nenhum!

Por: Vera Calvet

Vera Calvet é arquiteta, vice-presidente do Instituto Ráshuah do Brasil - Núcleo de Meditação e Terapias. Psicoterapeuta, escritora, instrutora de meditação e palestrante. Desenvolveu métodos terapêuticos voltados ao autoconhecimento e técnicas de Meditação, ministrados em todas as unidades do Instituto Ráshuah no Brasil e no exterior: http://www.rashuah.com.br

VOLTAR À PÁGINA INICIAL