FILOSOFIA EDITORIAL

Todas as matérias publicadas pelo Jornal Fórum Século XXI estão subordinadas a uma Filosofia Editoral. Não acreditamos na efetividade do caminho que muitos veículos de imprensa estão tomando atualmente, que é o de procurar agradar o senso ético e estético da maioria da população, unicamente no sentido de alcançarem maior circulação ou venda, angariando assim maiores recursos através de patrocínio.

Nosso caminho é outro: gostaríamos de nivelar por cima a contribuição da imprensa e não fazemos parte daqueles que se alinham com a visão de uma sociedade do espetáculo, seja pelo foco no entretenimento, seja na violência ou na disseminação da estultície social.

Assim, nosso objetivo será sempre o de estar à serviço da evolução da espiritualidade, dos costumes, da cultura, do comportamento e das atitudes. Mais do que informação, prezamos o conhecimento. Mais do que o conhecimento, valorizamos a sabedoria. Consideramos as três principais urgências contemporâneas:

1 - Ecologia Social: A tendência de concentração, cada vez maior, do poder político, econômico e cultural causa miséria, ignorância, alienação e a consequente queda do senso ético e estético;

2 - Ecologia Ambiental: A devastação do espaço vital coloca em risco a harmonia planetária, a nossa sobrevivência e de todas as outras espécies;

3 - Ecologia Interior: A concepção errônea que enxerga o ser humano como meio e não como fim causa uma profunda desorientação nos empreendimentos sociais, principalmente, na educação. Esta deveria, antes de tudo, exercitar o entusiasmo, a curiosidade, os talentos, as vocações, a criatividade, a afetividade e a transcendência.

Filosofia Editorial